Presidente da Comissão reuni com as comunidades terapêuticas

 Com o objetivo de esclarecer e definir a melhor forma de ajudar as comunidades terapêuticas através do poder legislativo, o presidente da Comissão de Prevenção às Drogas, deputado Divino, reuniu-se na tarde do dia (25), com os presidentes das comunidades terapêuticas do Estado do Pará, e com o Presidente do CONED (Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas) Sandro Mesquita e a Assistente administrativa Ana Chamma.
Na ocasião, foi discutida a atual situação financeira dos centros e a falta de apoio dos órgãos competentes. O Pr. Carlos Augusto, presidente do Cerve  (Centro de Recuperação Vida e Esperança) relatou que a medida para conseguir recursos é pedir ajuda financeira nos sinais de trânsito da cidade, porém essa atitude tem sido vista com preconceito pela sociedade.  Outra forma de obter renda, é a fabrica de vassouras, feitas artesanalmente por garrafa “pet” pelos pacientes do centro. Carlos afirma que as comunidades precisam de condições e estrutura para gerar renda e sustentar os pacientes.

De acordo com o presidente do conselho, existem registradas cerca de 32 comunidades, que estão sendo visitas e vistoriadas. Segundo Sandro para que o recurso chegue aos centros é necessário que todas as comunidades estejam cadastradas com documentação em ordem junto ao CONED e com os padrões da ANVISA.

Ao final o deputado à assessora Ana afirmou que as comunidades tem que ir pautadas para cobrar os seus direitos junto às entidades competentes, ressaltando que o CONED está se reavaliado na área de prevenção às drogas.

Sandro finalizou falando a todos que dia 31 de maio é a data prevista para o lançamento da cartilha com orientações necessárias para as comunidades terapêuticas. O deputado agradeceu a presença de todos é garantiu estudar uma emenda com o objetivo de ajudar na recuperação de dependentes químicos.









Palestra sobre drogas para os alunos da Escola Bosque


Aconteceu no dia 16 de março, o lançamento do projeto “filme na comunidade” na Escola Bosque em Belém. A finalidade é levar ao conhecimento da sociedade os direitos e deveres de cada cidadão.

O evento reuniu 200 alunos que receberam palestra de prevenção às drogas e a cartilha com o apoio do deputado Manoel Pioneiro, presidente da Assembleia Legislativa do Pará e do deputado Divino, presidente da Comissão de Prevenção às Drogas. 



















Campanha de doenças sexualmente transmissíveis realizada pela Comissão


A Comissão de Prevenção às Drogas da Alepa, promoveu uma campanha de conscientização sobre o “sexo seguro” no último feriado de carnaval, com orientações e distribuições de camisinhas para os foliões.
De acordo com o presidente da comissão, deputado Divino, a conscientização é a melhor forma para combater as doenças que são muitos atuantes nessa época do ano.
Foram distribuídas cerca de 10.000 mil camisinhas com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Manoel Pioneiro. Que sempre colabora com as ações de campanhas educativas de prevenção da comissão antidrogas.






Comissão de Prevenção às Drogas da Alepa faz caminhada contra o Crack em Santarém - Pa



No último sábado dia 21 de abril de 2012, a caravana da Comissão de Prevenção às Drogas da Assembléia Legislativa do Estado do Pará -ALEPA, presidida pelo deputado estadual Divino,  esteve em Santarém para realizar uma caminhada contra às drogas.
Cerca de trezentos jovens, entre eles, estudantes e grupos de jovens de várias igrejas da cidade caminharam distribuindo foldes com informações dos males que o crack trás não só para a saúde do usuário, mas para toda à família e a sociedade, pois é uma droga destruidora, de fácil acesso, e de  baixo custo. Na oportunidade foi ministrada uma palestra para que os estudantes possam desenvolver um papel de facilitadores em  suas escolas, nos bairros e entre os amigos. Contudo faz-se necessário a mensagem de alerta contra as drogas, a fim de levar o conhecimento às demais pessoas do mal produzido pelo crack e outras drogas.
A comissão está tendo total apoio do Presidente da ALEPA Deputado Manoel Pioneiro, igualmente da mesa diretora e do secretário da comissão Cleber Fonseca. Todos na luta contra às drogas.



























Deputado Divino presidente da Comissão de Prevenção às Drogas visita Centro de Recuperação para dependentes químicos em Santarém - Pa


A fim de conhecer a atual situação dos centros de recuperação para dependentes químicos do Estado do Pará, o deputado estadual Divino presidente da comissão juntamente com secretário da comissão visitaram nesta sexta feira 20 de abril de 2012, a COMUNIDADE TERAPÊUTICA FAMÍLIA FELIZ no município de Santarém.
A comunidade tem como coordenador, José Carlos e conta com cinco voluntários que  ajudam como monitores do centro. Atualmente acolhe vinte e cinco pacientes em tempo integral no centro.
O deputado Divino visitou as dependências do centro e conversou com os pacientes e entregando as cartilhas de orientação e prevenção às drogas feitas feita pela própria comissão, ouvindo as necessidades enfrentada pelo centro.
Coordenador José Carlos ; Secretário Cleber Fonseca ; Deputado Divino
Deputado conversando com os pacientes do centro
Entrega das cartilhas






Ilha das Onças recebe palestra contra as drogas

A comissão de Prevenção às Drogas a pedido do Deputado Divino, chegou a Ilha das Onças no dia 01 de fevereiro,  para levar aos ribeirinhos palestra de prevenção as drogas, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e com o apoio do Força Jovem distribuição de cestas básicas e brinquedos.
  









Comissão antidrogas participa de evento contra o crack no ginásio da UEPA

Com o objetivo de ajudar a combater o crack e conscientizar os jovens contra essa problemática tão presente no Estado do Pará. A Comissão de Prevenção às Drogas da Alepa - CPPD participou no último sábado (14) do evento “Nocaute ao Crack”, que foi promovido pelo Força Jovem no Ginásio Superior de Educação Física da UEPA.
 O presidente da comissão, Deputado Divino falou sobre o trabalho que tem sido feito pela Comissão de Prevenção às Drogas, com distribuição de cartilhas preventivas na região metropolitana e  no interior do Estado do Pará e , a fim de prevenir o uso de entorpecentes.
Na oportunidade o secretário da CPPD, Cleber Fonseca, explicou que o objetivo de eventos como esse é levar a prevenção para mais tarde não ter repressão da polícia  com relação aos jovens paraenses.